Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validacao de metodos moleculares utilizados para caracterizar a comunidade microbiana do subsolo e aquifero em area contaminada por solventes.

Processo: 01/07334-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:René Peter Schneider
Beneficiário:Juliana Calábria de Araújo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hibridização in situ   Biorremediação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioremediacao | Hibridacao In Situ | Pcr-Dgge

Resumo

Este projeto tem a finalidade de desenvolver e validar protocolos de biologia molecular para análise de aqüíferos contaminados com compostos aromáticos etilbenzeno, tolueno e xileno. Para que objetivo do projeto seja atingido é necessário resolver duas questões fundamentais: primeiro, verificar se os protocolos de biologia molecular selecionados, hibridação in situ com sondas fluorescentes - FISH e eletroforese em gel com gradiente desnaturante -PCR-DGGE, realmente são adequados para caracterização de amostras complexas (subsolos de áreas contaminadas incluem ampla variedade de organismos), ou seja, se as manipulações necessárias não levariam à criação de artefatos; segundo, verificar a relevância da análise microbiana de aqüíferos em relação à microbiota aderida às partículas do solo. Nesse sentido, será desenvolvido e validado um protocolo de separação das células das partículas do solo previamente a realização das técnicas de FISH e PCR-DGGE. Será testado e validado um protocolo de extração de DNA do solo, previamente a realização do PCR-DGGE com o gene rpoB (codifica a subunidade Beta da RNA polimerase). Após validação das técnicas, elas serão aplicadas nas amostras do subsolo e aqüífero contaminados. Em etapa posterior, serão isolados microrganismos degradadores com o objetivo de montar um banco de seqüências do gene rpoB. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, JULIANA CALABRIA; SCHNEIDER, RENE PETER. DGGE with genomic DNA: Suitable for detection of numerically important organisms but not for identification of the most abundant organisms. WATER RESEARCH, v. 42, n. 20, p. 5002-5010, . (01/07334-4)