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Efeito do dano previo de pressurizacao cilica sob temperatura elevada na resistencia a fadiga do titanio a40 destinado ao emprego em sistemas pneumatico de avioes.

Processo: 07/51854-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Carlos Antonio Reis Pereira Baptista
Beneficiário:Margareth Andrade
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dano Por Fadiga | Propriedades Mecanicas

Resumo

O sistema pneumático de um avião tem a função de conduzir o ar quente pressurizado desde o motor até os pontos de utilização. Seus componentes incluem tubulações, válvulas, suportes, conexões, isolamento térmico e juntas de dilatação. Sua confiabilidade e durabilidade são fatores importantes na segurança de vôo. Um projeto em andamento com apoio da FAPESP (Auxílio à Pesquisa, processo 04/02352-2) tem por objetivo avaliar o dano sofrido por materiais destinados ao emprego em sistemas pneumáticos de aviões fabricados pela EMBRAER, valendo-se de ensaios de pressurização cíclica sob temperatura elevada realizados em uma bancada especialmente projetada para simular condições de serviço em corpos-de-prova representativos fornecidos pela empresa. O titânio de pureza comercial A40, objeto do presente trabalho de Iniciação Científica, é um dos materiais utilizados pela EMBRAER. Os objetivos do trabalho são: i) avaliar o efeito de diferentes condições de serviço, simuladas pela bancada pneumática, nas propriedades mecânicas em tração e fadiga do material; ii) analisar, via microscopia eletrônica de varredura e difratometria de raios-X, o estado da superfície interna dos tubos ensaiados na bancada, buscando evidências de dano causado peta pressurização cíclica em temperatura elevada. Os resultados pretendidos são de grande importância para a o referido projeto em andamento. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA, C. A. R. P.; BARBOZA, M. J. R.; ADIB, A. M. L.; ANDRADE, M.; OTANI, C.; REIS, D. A. P.. High temperature cyclic pressurization of titanium ducts for use in aircraft pneumatic systems. MATERIALS & DESIGN, v. 30, n. 5, p. 1503-1510, . (04/02352-2, 07/51854-9)