Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao pre-clinica do potencial terapeutico da colina na lesao do locus ceruleus induzida pela administracao de dsp-4 em ratos.

Processo: 06/57341-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Cícero Galli Coimbra
Beneficiário:Philipe Nicolas El Batah
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colina   Morte neuronal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colina | Locus Ceruleus | Morte Neuronal

Resumo

Por desencadear um processo neurodegenerativo mediado por um estresse oxidativo auto-sustentado, à semelhança do que ocorre com doenças neurológicas de marcada prevalência, a administração de DSP-4 afigura-se como adequada para a avaliação pré-clínica do potencial terapêutico de recursos destinados a contrabalançar os fenômenos peroxidativos dos radicais livres sobre a estrutura lipídica da membrana neuronal, os quais levam à mobilização dos fosfolipídios. O acentuado catabolismo da colina, indissociável desses processos oxidativos crônicos do SNC, deve levar a uma deficiência crônica relativa desse nutriente essencial - deficiência essa capaz de limitar os processos de reparação que requerem tanto a síntese de membrana celular das células em formação (neurogênese), como a re-síntese da membrana das células afetadas pela peroxidação lipídica (sobrevivência neuronal após o insulto oxidativo). Assim, a suplementação de colina pode constituir-se em um recurso terapêutico efetivo na promoção tanto da neurogênese como da preservação dos neurônios já' presentes no tecido nervoso, contribuindo, através desses dois mecanismos, para a sustentação da função neurológica. Este estudo objetiva avaliar o potencial terapêutico da colina na lesão do LC, visando 1) verificar qual o grau de lesão de neurônios noradrenérgicos do LC com a administração de DSP-4; 2) testar o efeito da administração crônica de colina sobre a sobrevida dos neurônios noradrenérgicos do LC e 3) verificar a ocorrência de neurogênese no LC dos animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)