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Os conceitos de "notitia intuitiua" e "abstractiua", segundo joao duns escoto, na questao vi das suas questoes.

Processo: 07/59295-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:José Carlos Estêvão
Beneficiário:Gustavo Barreto Vilhena de Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Abstrativo | Conhecimento Intiuitivo | Joao Duns Escoto

Resumo

Essa pesquisa visa à compreensão da definição de "notitia intuitiua" (conhecimento intuitivo) e de "notitia abstractiua" (conhecimento abstrativo) apresentada por João Duns Escoto na questão VI das suas Questões Quodlibetais. Esse é um importante tema na teoria do conhecimento do Doutor Sutil - como o será também para outros estudiosos do século XIV - que surgiu em sua obra como um desdobramento das discussões que haviam sido feitas durante todo o século XIII, relativas à teoria do conhecimento por abstração. De fato, o melhor texto para se iniciar o estudo da definição de Duns Escoto desses dois modos de conhecimento parece ser a questão VI das Quodlibetais, pois, além delas serem uma de suas poucas obras que podem ser seguramente datadas, elas são uma das obras mais tardias, apresentando uma versão já desenvolvida do pensamento do filósofo. A isso, acrescente-se que, na questão VI, Duns Escoto registrou uma das mais completas definições do conhecimento abstrativo e do conhecimento intuitivo. Portanto, essa investigação permitirá, através do estudo desse texto, a compreensão da dicotomia entre "notitia intuitiua" e "notitia abstractiua", da maneira como ela é aí abordada e relacionada a outros problemas pelo Doutor Sutil, levando, assim, a um conhecimento de caráter introdutório dessa questão central para a teoria do conhecimento dos séculos XIII e XIV. (AU)

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