Busca avançada
Ano de início
Entree

A importancia dada aos conhecimentos em bioetica pelos alunos de graducao de uma faculdade de sao paulo sobre a qualidade dos atendimentos que realizam.

Processo: 04/04486-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Dalton Luiz de Paula Ramos
Beneficiário:Nelita de Vecchio Puplaksis
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioetica | Ensino Odontologico | Odontologia | Relacoes Assistenciais

Resumo

O grande prestígio das ciências experimentais vem abafando o das ciências humanas, tendo a desumanização dos profissionais de saúde como conseqüência. Culpar as faculdades pela desumanização seria simplificar demais, mas não se pode deixar de desconfiar que algo ocorra durante o processo de formação. Temos como objetivos: (1) verificar a qualidade do atendimento odontológico na opinião dos pacientes em tratamento de uma IES da Odontologia de SP; (2) avaliar a importância do conhecimento ético dada pelos alunos quanto a qualidade dos atendimentos que realizam. Será aplicado questionário semi-estruturado a 50 pacientes, com 15 anos ou mais, abordando a qualidade do serviço oferecido pelos alunos. Outro questionário (semi-estruturado) será aplicado a 70 alunos, da mesma Instituição, abordando o conhecimento sobre bioética oferecido a eles pela Faculdade e sobre a qualidade dos atendimentos. As entrevistas serão avaliadas pelo método qualitativo, segundo o método de análise de conteúdo de BARD/N. BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa; Edições 70, 1997. 226p. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)