Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de polimorfismos do gene cox-2 e suscetibilidade genetica ao cancer gastrico e a gastrite cronica em associacao com fatores ambientais.

Processo: 06/60386-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ana Elizabete Silva
Beneficiário:Isabella Katz Migliori
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Suscetibilidade   Neoplasias gástricas   Ciclo-oxigenase 2
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Gastrico | Cox-2 | Gastrite Cronica | Polimorfismos Geneticos | Suscetibilidade

Resumo

O câncer de estômago é o segundo tipo de neoplasia mais comum mundialmente e pode manifestar-se através de um processo de múltiplas etapas, iniciando a partir da gastrite crônica e progredindo até neoplasia maligna. O principal fator etiológico responsável pelo processo inflamatório que atua como desencadeador de alterações moleculares e celulares no epitélio gástrico, é a inflamação pela bactéria Helicobacter pylori, aumentando o risco de progressão maligna, em associação com fatores ambientais. A interação entre estes e variantes genéticas polimórficas pode determinar uma maior suscetibilidade individual ao desenvolvimento desta neoplasia. Em particular, polimorfismos do gene COX-2 têm demonstrado uma relação com o aumento no risco de câncer gástrico. A expressão desse gene é aumentada durante a reação inflamatória, possivelmente desencadeada pela H. pylori, resultando num estímulo para a proliferação celular. Considerando-se a escassez de estudos de polimorfismos desse gene em câncer gástrico e em lesões pré-cancerosas, e possível envolvimento na carcinogênese gástrica, propôs-se este estudo, que pretende avaliar pela técnica de PCR/RFLP, as freqüências dos polimorfismos -765G/C e -1195G/A da região promotora do gene COX-2 em indivíduos saudáveis e em grupos de pacientes com adenocarcinoma gástrico e com gastrite crônica, e sua associação com risco para desenvolvimento dessas patologias, assim como a interação desses polimorfismos com fatores ambientais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)