Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de Biologia Molecular Estrutural - SMolBNet

Processo: 01/08002-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2001
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Tomomasa Yano
Beneficiário:Cleide Ferreira Catani
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clonagem   Escherichia coli   Xanthomonas

Resumo

Serão estudadas a princípio proteínas da bactéria Escherichia coli, patogênica para homens e animais, e proteínas da bactéria Xanthomonas, patogênica para plantas. As proteínas de E. coli a serem estudadas são a fímbria F42 (fator de adesão às células do epitélio intestinal) e a toxina VT2y, verotoxina da família STx detectada em amostras de E. coli isoladas de galinhas com a Síndrome da Cabeça Inchada (SCI). Da bactéria Xanthomonas serão estudadas as proteínas avr (avirulência) e hrp (resposta de virulência e hipersensibilidade). O estudo destas diferentes proteínas inclui a clonagem destes diferentes genes, expressão, purificação e cristalização das proteínas, coleta e análise de dados de difração por raio-X e elucidação de suas estruturas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CATANI, CLEIDE FERREIRA; AZZONI, ADRIANO RODRIGUES; PAULA, DÉBORA PIRES; TADA, SUSELY FERRAZ SIQUEIRA; ROSSELLI, LUCIANA KAUER; SOUZA, ANETE PEREIRA DE; YANO, TOMOMASA. Cloning, expression, and purification of the virulence-associated protein D from Xylella fastidiosa. Protein Expression and Purification, v. 37, n. 2, p. 320-326, Oct. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.