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O caráter fundamental das atividades de reflexão e operação sobre textos na formação do leitor e produtor de textos

Processo: 04/08278-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Beneficiário:Michelle Mendes Penha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Formação de leitores   Linguística   Leitura   Escrita   Leitura e escrita   Texto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Da Lingua Materna | Atividades Epilinguisticas | Autonomia Para Ler E Escrever | Leitura E Producao De Textos | Projetos De Leitura E Escola

Resumo

O projeto de pesquisa apresentado tem como objetivos (1) evidenciar o caráter fundamental das atividades epilingüisticas (que focaliza a reflexão sobre o uso dos conceitos lingüísticos presentes no texto escrito) - intermediárias entre o domínio lingüístico e metalingüístico - na formação de alunos leitores e produtores de texto e (2) situar o professor como elemento indispensável na condução do processo de ensino que objetiva orientar as crianças na construção dessas atividades. A pesquisa centra-se no desenvolvimento de um projeto de aprendizagem, com professores e alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, envolve a elaboração, por parte dos alunos, de produções escritas, prevendo no mínimo duas, uma anterior e outra posterior a estudos de textos feitos através de leitura e reflexão sobre sua forma de organização e seguidos de atividades de reescrita do texto feita em primeira versão. Nesse processo o professor estará atuando como mediador entre os saberes lingüísticos pré-existentes nos alunos e aqueles requeridos para a elaboração de textos. Assim, pretende-se demonstrar por meio de uma pesquisa-intervenção que o fato de proporcionar a reflexão epilingüística sobre textos escritos e conduzir o aluno a reescrever o seu próprio texto a partir dessas reflexões, leva-o a incorporar, à sua produção, os saberes adquiridos nesse processo, desenvolvendo, dessa forma, estratégias de autonomia no ato de ler e escrever. (AU)

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