Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilizacao do extrato enzimatico de trichoderma reesei em quitina e quitosana visando a desfloculacao celular de saccharomyces cerevisiae.

Processo: 04/00068-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Pedro de Oliva Neto
Beneficiário:Henrique Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Quitina   Enzimas   Quitosana   Trichoderma reesei
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desfloculacao | Enzimas | Imobiliacao | Quitina | Quitosana | Trichoderma Reesei

Resumo

Durante a produção industrial do etanol, ocorrem contaminações das leveduras fermentadoras por parte de bactérias e até mesmo de outras leveduras. A contaminação causa, dentre outros problemas, o fenômeno da floculação das leveduras, cujas principais conseqüências são: dificuldade na conversão do açúcar em etanol, entupimento de tubulações, perda de fermento na centrífuga e aumento de gastos com insumos, problemas esses, que, além de trazerem dificuldades operacionais, também têm implicações econômicas. A floculação pode ser resolvida através de um tratamento com enzimas (proteases ou carboidrases), que agem diretamente na parede celular da levedura, substituindo o tratamento convencional, com ácido, que é dependente do pH. O presente trabalho propõe o uso de uma carboidrase de baixo custo e de fácil obtenção, concentrada do extrato produzido pelo fungo filamentoso Trichoderma reesei, imobilizada nos suportes quitina e quitosana. A imobilização, além de permitir a reutilização de atividade catalítica da enzima, confere um maior controle sobre as reações e possibilita a preparação de biorreatores. Tais suportes foram escolhidos pelo seu baixo custo e facilidade de manuseio, condições imprescindíveis quando tratamos de soluções dirigidas para o meio industrial, onde a produção em larga escala exige a adoção de recursos práticos e baratos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)