Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método cromatográfico por quelação de íons com detecção amperométrica pulsada para a determinação sequencial de Cd, Co, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn em biodiesel

Processo: 10/05015-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Jailson Cardoso Dias
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/53868-0 - Síntese e caracterização de novos materiais estrategicamente estruturados e organizados para aplicações em dispositivos analíticos e fotônicos, AP.TEM
Assunto(s):Biodiesel   Metais pesados   Metais de transição

Resumo

O contexto geral deste projeto de pesquisa se insere na área de desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de contaminantes inorgânicos em (bio)combustíveis. Especificamente, a proposta apresentada visa estimular a criação de novas normas para um controle de qualidade mais rigoroso do biodiesel por meio do conhecimento mais refinado de sua composição através do desenvolvimento de um novo método analítico sensível e seletivo, baseado na técnica de cromatografia líquida por quelação de íons com detecção amperométrica pulsada (CLQI-DAP), para a determinação seqüencial de elementos metálicos ainda não considerados nas especificações oficiais atuais, tais como, Cd, Co, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn, que favorecem a oxidação do biodiesel. A estratégia analítica a ser adotada para o desenvolvimento do método aqui proposto incluirá o estudo detalhado dos diversos fatores envolvidos nos processos de separação cromatográfica e detecção amperométrica por meio de procedimentos de otimização univariada. Além disso, o efeito da matriz orgânica do biodiesel será avaliado visando estabelecer um procedimento simples e eficiente para o preparo de amostra. Após as etapas de otimização das condições de análise, o desempenho do método será investigado através do processo de validação, que incluirá a determinação dos seguintes parâmetros analíticos: linearidade, faixa de aplicação, sensibilidade, detectabilidade, precisão, exatidão e robustez. O conjunto de resultados almejados deve apresentar solidez tal que permita o emprego do método desenvolvido no controle de qualidade do biodiesel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, JAILSON C.; KUBOTA, LAURO T.; NESTERENKO, PAVEL N.; HADDAD, PAUL R. Chelidamic Acid as a New Eluent for the Determination of Fe(II) and Fe(III) Species and Other Metals by High Performance Chelation Ion Chromatography. Chromatographia, v. 75, n. 15-16, p. 867-873, AUG 2012. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.