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Análise do projeto político pedagógico do curso de pedagogia: uma busca pelo professor reflexivo

Processo: 08/00823-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Flavia Ribeiro Zanella
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Professor reflexivo   Projeto político pedagógico   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:professor reflexivo | Projeto Político Pedagógico | Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa foi motivada por inquietações durante a Graduação, sobretudo após a leitura do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Pedagogia da UNESP de Bauru. Diversas questões começaram a permear como seria o cotidiano de um futuro educador: qual seria a melhor formação? O que de fato está presente nos Projetos Político-Pedagógicos do curso e suas mudanças? Qual era o perfil esperado no projeto do curso e quais as mudanças após a implementação da reestruturação? Qual o perfil esperado das redes de ensino em seus concursos? A temática do professor reflexivo nas Diretrizes para as licenciaturas tem sido contemplada nos currículos? Assim, este estudo foi concebido objetivando analisar o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da Unesp de Bauru, referente à grade curricular, bem como o atual reestruturado em 2006, que teve início em 2007, no que tange sua fundamentação teórica, e em que medida a temática do professor reflexivo presente nas Novas Diretrizes da Pedagogia está sendo contemplada, além de comparar os perfis dos projetos com os esperados nos últimos concursos da rede estadual de São Paulo e do município de Bauru. A metodologia utilizada será a pesquisa documental. Nessa pesquisa abordar-se-á a questão de quais seriam os saberes que a Graduação em Pedagogia da UNESP de Bauru deveria proporcionar à formação de pedagogos autônomos, reflexivos e participativos. Desta forma, espera-se contribuir para o avanço das discussões envolvendo a formação de professores numa perspectiva reflexiva.

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