Busca avançada
Ano de início
Entree

Niveis de substituicao do milho por sorgo em racoes de poedeiras comerciais formuladas com base em perfis de aminoacidos totais e digestiveis.

Processo: 03/08468-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira.
Beneficiário:Vinicius Assuena
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação alternativa   Proteína ideal

Resumo

O estudo terá por objetivo determinar o melhor nível de substituição do milho por sorgo em rações de poedeiras comerciais, as quais serão formuladas com base perfis de aminoácidos totais e digestíveis. Serão utilizadas 180 poedeiras comerciais, com 24 semanas de idade, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 X 5, duas recomendações de aminoácidos (totais e digestíveis) e cinco níveis de substituição do milho por sorgo (0, 25, 50, 75 e 100%), com 3 repetições de 6 aves. O experimento terá duração de quatro ciclos de 21 dias cada, onde ao final de cada ciclo serão avaliados parâmetros de desempenho produtivo (consumo de ração, produção de ovos, massa de ovos e conversão alimentar) e parâmetros de qualidade interna e externa dos ovos (gravidade especifica, unidade haugh, coloração de gema, peso de casca e espessura de casca), e ainda, o custo das rações e a relação custo das rações/massa de ovos produzida. (AU)