Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise das habilidades sociais de grupos universitários

Processo: 07/04732-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Denize Campos Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Relações interpessoais   Estudantes universitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | intervenção | prevenção | relacionamento interpessoal | Universitários | Habilidades Sociais

Resumo

Muitos estudos apontam que o sucesso acadêmico está diretamente relacionado com a aquisição das habilidades sociais. O Treinamento das Habilidades Sociais (THS) é importante na medida em que facilita o acesso aos reforçadores a partir da promoção de habilidades sociais como: falar em publico, lidar com críticas, estabelecer relacionamento amoroso, apresentar-se a outra pessoa, participar de conversação, discordar do grupo. A aquisição dessas habilidades contribui para relações satisfatórias e para a saúde mental dos indivíduos. Dessa forma, a intervenção nos relacionamentos interpessoais de estudantes universitários parece ser uma alternativa para minimizar déficits a partir da promoção nas habilidades sociais. No entanto, para uma intervenção precisa é recomendado caracterizar as demandas das pessoas que procuraram atendimento através da caracterização das habilidades e/ou dificuldades dos estudantes que estão inseridos no contexto universitário, a fim de uma elaboração de estratégias mais condizente com a população atendida. O objetivo central desse projeto de pesquisa é o de caracterizar as queixas de estudantes universitários que buscaram atendimento nos anos de 2004 a 2007 em um Centro de Psicologia Aplicada (CPA) de uma universidade pública do Estado de São Paulo. As dificuldades são relacionadas ao desenvolvimento interpessoal no ambiente universitário. Para a caracterização da clientela serão analisados os dados previamente obtidos através de entrevistas e inventários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)