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A estrada de ferro noroeste do brasil: organizacao empresarial e sua historia (1905-1930).

Processo: 01/07975-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Célio José Losnak
Beneficiário:Sabine Righetti
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mato Grosso   Ferrovias   Centro-Oeste paulista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferrovia | Mato Grosso | Noroeste Do Brasil | Oeste Paulista | Trem

Resumo

A construção da ferrovia noroeste do brasil teve grande importância no desenvolvimento dos estados de São Paulo e Mato Grosso. Partindo de Bauru, em 1905, a Nob, como ficou conhecida, adentrou o então "sertão desconhecido", promovendo crescimento econômico e social nas cidades em que passava. A importância dessa ferrovia é sobretudo geopolítica, pois ela conseguiu ocupar e povoar a região Fronteiriça do país, divisa com Paraguai, Argentina e Bolívia, para proteger o Brasil militarmente. O presente projeto visa estudar o período em que se deu a definição de seu traçado e início de sua construção, estendendo-se até 1930, quando aconteceu o término da República Velha. Objetiva também entender a organização administrativa da Nob e o gerenciamento de seus funcionários, dentro do período abrangente pelo projeto (1905-1930). A pesquisa, sobretudo, tem cunho jornalístico por possuir como objetivo final a elaboração de uma grande-reportagem, permitindo assim a veiculação dos dados obtidos no decorrer do estudo. (AU)

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