Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao da expressao diferencial de genes em resposta a agentes de estresse ambiental e a regulacao enzimatica da biossintese de fenilpropanoides em plantas medicinais.

Processo: 07/56110-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Suzelei de Castro França
Beneficiário:Carlos José Ono
Instituição Sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse ambiental   Expressão gênica diferencial   Fenilpropanoide   Plantas medicinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Ambiental | Expressao Diferencial | Fenilpropanoides | Plantas Medicinais | Regulacao Enzimatica

Resumo

Plantas medicinais têm se tomado alvo de processos biotecnológicos, destacando-se cultivos "in vitro" de células, órgãos e tecidos, passíveis de manipulações bioquímica e genética propícias à melhoria no rendimento de produtos de interesse bio/farmacológico. Metabólitos secundários com os mais variados esqueletos químicos são biossintetizados seguindo diferentes vias, dentre estas as principais são as de produção de fenilpropanóides e de isoprenóides, destacando-se ainda algumas vias mistas como as de síntese de alcalóides. A regulação do fluxo de síntese em cada ramificação destas vias é realizada por enzimas chaves que não raro atuam de forma coordenada e complexa, A disponibilidade de precursores endógenos assim como os níveis de enzimas chaves são fatores interferentes na indução ou inibição da produção de determinada classe de micromoléculas. Nas condições monitoradas de cultivo "in vitro" é possível por meio de adição de precursores exógenos e controle de níveis de co-fatores, por exemplo, realizar-se manipulações bioquímicas do fluxo das vias. No entanto, a manipulação genética de vias metabólicas através da superexpressão e repressão de genes codificadores de enzimas chaves tem sido a ferramenta mais eficaz na superação da baixa produtividade que freqüentemente ocorre em processos biotecnológicos de produção de ativos. Portanto, neste projeto objetivamos identificar padrões de expressão gênica de fenilpropanóides, por "SSH" (Suppression Subtractive Hybridization) em Dipteryx odorata, Eclipta alba e Serjania glabrata, decorrentes de situações de estresse, como ponto de partida para interferência biotecnológica na sua produção. Os resultados serão validados por PCR quantitativo em tempo real e os genes diferencialmente expressos serão candidatos alvo para manipulação genética do metaboloma de plantas medicinais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)