Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção da expressão do gene PAL em calos de citros, após interação com Xylella fastidiosa

Processo: 00/08533-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Marina de Toledo Ferraz Dellias
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Na segunda fase do Projeto Genoma da Xylella fastidiosa em citros (FAPESP), as interações hospedeiro-patógeno estão sendo desvendadas por várias equipes. Ao nível molecular, as técnicas atuais podem contribuir significativamente para a elucidação do papel do hospedeiro no estabelecimento de uma interação compatível, ou seja, quando a bactéria expressa sua patogenicidade na planta. O gene pal foi um dos primeiros "genes de defesa" das plantas a ser identificado: ele codifica a enzima fenilalanina amónia liase (phenylalanine ammonia-lyase), a qual catalisa a conversão da fenilalanina em ácido cinâmico, precursor dos fenilpropanóides. Os fenilpropanóides desempenham papel fundamental tanto no crescimento das plantas, como em suas respostas a diversos estresses ambientais, dentre eles os eventos patológicos. O RT-PCR tem-se mostrado uma técnica bastante sensível e versátil que tem, mais recentemente, sido aplicada aos estudos de expressão de genes envolvidos na interação planta-patógeno. Este plano propõe estabelecer metodologia envolvendo cultivo in vitro (calos) de Citrus sinensis L. Osbeck, variedade Pêra, em presença de Xylella fastidiosa, isolada de citros (Xo31b9a5c) e de videira (9713-IAPAR), para determinar as respostas de defesa do hospedeiro através da análise, por RT-PCR, da expressão gênica da PAL, sob condições controladas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO‚ M.P.M.A.; DELLIAS‚ M.T.F.; TSAI‚ S.M.; BOLMSTRÖN‚ A.; MEINHARDT‚ L.W.; BELLATO‚ C.M. Utilization of the Etest assay for comparative antibiotic susceptibility profiles of citrus variegated chlorosis and Pierce’s disease strains of Xylella fastidiosa. Current Microbiology, v. 51, n. 4, p. 262-266, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.