Busca avançada
Ano de início
Entree

A prática com animais com estímulo ao aperfeiçoamento do ensino fundamental de adolescentes com necessidades especiais

Processo: 02/01688-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lia de Alencar Coelho
Beneficiário:Felipe Paes de Barros Teixeira de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   Educação especial   Ensino fundamental   Terapia assistida por animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Especial | Ensino Fundamental | Fotografia | Imagem | Pratica Com Animais | Pre-Profissionalizacao

Resumo

O projeto em andamento, estabelece um rodízio nas criações de diferentes espécies animais para avaliação das condições de trabalho oferecidas em cada uma das instalações disponíveis na FZEA, a saber: caprinos e ovinos, suínos, aves, peixes e bovinos de leite e é conduzido mediante a realização de atividades práticas de criação animal articuladas ao ensino das matérias de português, matemática e ciências, oferecidas em sala de aula. Tem por objetivo proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais, experiências pedagógicas em sistemas de criação animal na área de zootecnia, correlacionando-as com o processo de ensino fundamental, tendo em vista um enfoque pré-profissionalizante. O projeto pretende proporcionar atividades em ambientes diferentes da realidade cotidiana destes alunos e formas diferenciadas de convivência. Pretende, ainda, avaliar a capacidade dos alunos em solucionar situações-problema criadas a partir de práticas com animais de interesse zootécnico correlacionadas com conhecimentos adquiridos nas atividades pedagógicas regulares. A atividade do bolsista consiste na utilização imagens fotográficas, de vídeo, entre outras para incentivar a percepção de si e o aprendizado das crianças. Durante o desenvolvimento do trabalho, serão realizadas observações semanais, acompanhadas de relatórios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)