Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao clinica e neuromotora de pacientes com acidente vascular cerebral hemorragico: um estudo prospectivo brasileiro.

Processo: 05/56410-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Larissa Audi Teixeira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Evolução clínica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Escalas De Avaliacao | Evolucao Clinica | Hemorragia Intracraniana

Resumo

As doenças cerebrovasculares são a segunda causa de mortalidade e a principal causa de invalidez nos adultos em todo o mundo. No Brasil, acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte e um grande problema de saúde pública. A hemorragia intracraniana primária ou acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) é responsável por 10 a 25% dos casos de AVC e está associada a uma alta mortalidade. Existem poucos estudos nacionais sobre AVCh, e escalas utilizadas para avaliação dos déficits e da incapacidade carecem de validação para hemorragia intra-cerebral no Brasil. Elaboramos um protocolo prospectivo de registro de dados de pacientes com AVCh atendidos na unidade de emergência de um hospital terciário brasileiro de referência para doenças cerebrovasculares, agudas. Objetivamos traçar perfil clinico e epidemiológico dos pacientes com AVCh, aspectos preditivos de sua evolução, comparando pontuações em diferentes escalas de avaliação neurológicas padronizadas. Avaliaremos prospectivamente todos os pacientes adultos consecutivos com o primeiro e único AVC hemorrágico admitidos no HCFMRP-USP, durante um período de 6 meses. Pacientes com AVCh hipertensivo serão acompanhados pela utilização de escalas clínicas de déficit neurológico na fase aguda e subaguda (Escala de coma de Glasgow, NIHSS, ICH Score) e escalas de incapacidade na fase subaguda e crônica (Barthel e Rankin), aplicadas na admissão e 1. 3 e... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)