Busca avançada
Ano de início
Entree

A trajetoria de reinsercao de egressos na sociedade: dilemas e desafios para o trabalho profissional do assistente social.

Processo: 06/61219-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:José Fernando Siqueira da Silva
Beneficiário:Vivian Silva de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Classes populares   Sistema penitenciário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classes Populares | Egresso | Servico Social | Sistema Penitenciario | Violencia

Resumo

Considerando a experiência do Serviço Social na Associação de Proteção e Amparo ao Reeducando e Egresso (APARE), projeto que realiza trabalho com egressos da Cadeia Pública de Franca, no interior do Estado de São Paulo, realizar-se-á a análise da trajetória de regresso de ex-presidiários â sociedade, focando especificamente seu retorno às suas origens comunitárias e o papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social durante esse processo. Através da apreensão do universo do egresso e das relações que este constrói com o meio social para onde retorna, analisar-se-á a intervenção profissional do assistente social nessa realidade. É importante apreender as expressões da ideologia na visão de homem e de mundo dos sujeitos das classes populares, expressões essas que repercutem nas formas de aceitação e de tratamento dispensado ao indivíduo que deixou a prisão. É relevante salientar que esse conjunto de representações sociais também repercute na forma de pensar do próprio profissional, influindo nas suas decisões e encaminhamentos. A explicação dessa complexidade é de extrema importância para subsidiar a discussão desta problemática, que muito pouco tem avançado no sentido de proporcionar alternativas que visem à liberdade e à dignidade dos egressos. Os dados primários da pesquisa serão coletados por meio de estudo qualitativo realizado através de entrevistas semi-estruturadas e gravadas (consultar, metodologia da pesquisa). Os informantes serão compostos por egressos, membros de seu núcleo familiar de referência, pessoas diretamente envolvidas no processo de "ressocialização* dos ex-presidiários e o assistente social responsável pelo trabalho desenvolvimento na APARE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)