Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepcoes sobre educacao escolar em pesquisadores contemporaneos na perspectiva da teoria da atividade.

Processo: 06/51332-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Newton Duarte
Beneficiário:Vanessa Gertrudes Rabatini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Dialética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dialetica | Educacao Escolar | Teoria Da Atividade

Resumo

Esta pesquisa é de um projeto mais amplo intitulado "A teoria da atividade e a educação na sociedade contemporânea" coordenado pelo Prof. Dr. Newton Duarte com apoio do CNPq. Os trabalhos pioneiros de Vigotski, Leontiev e Luria, na perspectiva sócio-histórico-cultural no campo da psicologia, deram início à construção da "teoria da atividade". A partir da década de oitenta a expressão teoria da atividade expandiu-se para outros campos do conhecimento como a sociologia, a lingüística e a educação, principalmente entre os autores ocidentais, apresentando um caráter marcadamente multidisciplinar. O tema da educação e mais especificamente da educação escolar sempre ocupou lugar de destaque nos trabalhos dos autores, por assim dizer, clássicos da teoria da atividade. O presente estudo tem como objetivo investigar as concepções sobre a educação escolar, presentes nos trabalhos de autores contemporâneos que tenham a teoria da atividade como referencial teórico-metodológico para suas pesquisas, e num segundo momento, comparar essas concepções com as idéias pedagógicas contidas nos trabalhos de Vigotski, Leontiev e Luria. Esse tipo de análise comparativa poderá contribuir para a explicitação das continuidades e das rupturas que existam entre os autores clássicos e os autores contemporâneos dessa perspectiva no terreno das idéias pedagógicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)