Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da vazao turbinada do reservatorio de taquarucu sobre a estrutura vertical da coluna d agua do reservatorio de rosana (rio paranapanema sp/pr), durante um ciclo nictemeral.

Processo: 04/11690-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcos Gomes Nogueira
Beneficiário:Danilo Augusto de Oliveira Naliato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica   Físico-química   Reservatórios   Zooplâncton

Resumo

Reservatórios são importantes ecossistemas artificiais, amplamente distribuídos no país e com usos múltiplos, tais como hidroeletricidade, reserva de água para irrigação, reserva de água potável, produção de biomassa, transporte (hidrovia), recreação e turismo. Além desses aspectos positivos em termos sócio-econômico, a construção e o gerenciamento dos reservatórios geram importantes impactos ambientais, o que implica na necessidade de um melhor conhecimento dos mecanismos de funcionamento destes ambientes. Neste projeto pretende-se estudar a influência da variação da vazão turbinada do reservatório de Taquaruçu sobre a estrutura da coluna d'água na porção superior do reservatório de Rosana, localizados no trecho inferior do rio Paranapanema (SP/PR). Durante um ciclo nictemeral será estudado detalhadamente os efeitos de jusante, com a entrada de massas d'água em pulsos de turbinamento de Taquaruçu. Para uma melhor compreensão desta influência, serão analisados um conjunto de fatores na coluna d'água do reservatório de Rosana, tais como: perfis verticais (a cada 2 horas) de temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, transparência, velocidade do deslocamento da massa d'água, com medidas a cada 50 cm de profundidade; e a cada 2m a variação na concentração de nitrogênio e fósforo total, material em suspensão (orgânico e inorgânico) e distribuição de clorofila a. Em intervalos de 4 em 4 horas também será estudada a distribuição vertical do zooplâncton (Cladocera e Copepoda). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)