Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do período de remoção do flúor incorporado ao esqueleto de ratos

Processo: 04/02969-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Aline de Lima Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Biomarcadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcador | Fluor | Osso | Plasma

Resumo

O tecido ósseo é o maior sítio de acumulação de flúor (F) do nosso organismo e o F acumulado pode retornar ao plasma quando da reabsorção óssea, ou ainda por um mecanismo de estado estacionário que existe entre os cristais da superfície óssea e o plasma. Deste modo, quando a ingestão de F é reduzida, pode ser mobilizado F da superfície óssea para o plasma, e os níveis plasmáticos não serão reduzidos imediatamente após a diminuição da ingestão. O objetivo deste estudo será avaliar o período de tempo para que o F acumulado no osso de ratos, após exposição crônica, seja removido. Cinco grupos contendo 40 ratas Wistar fêmeas receberão, desde o desmame, por 60 dias, água contendo o (controle), 5; 15 ou 50 ppm de F e serão mortos nos seguintes períodos: imediatamente, 7, 30, 90 e 180 dias após o término da administração de água fluoretada. Para tanto, as ratas serão anestesiadas, seu sangue e seus fêmures removidos e analisados quanto à concentração de flúor. A análise de flúor no plasma será feita depois de difusão facilitada por HMDS, utilizando-se o eletrodo Orion 94-09, acoplado ao Orion EA-940, No caso do fêmur, será analisado o flúor solúvel em ácido removido por biópsia da superfície óssea, além do F presente no osso total, após calcinação. Os dados obtidos serão analisados por ANOVA e teste de Tukey. Também será analisada a presença de correlação entre a quantidade de flúor presente no plasma, na superfície óssea e no fêmur total (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA LEITE‚ A.; JUNIOR‚ J.F.S.; LEVY‚ F.M.; MARIA‚ A.G.; DA SILVA FERNANDES‚ M.; SALVADORI‚ D.M.F.; RIBEIRO‚ D.A.; BUZALAF‚ M.A.R.. Absence of DNA damage in multiple organs (blood‚ liver‚ kidney‚ thyroid gland and urinary bladder) after acute fluoride exposure in rats. HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY, v. 26, n. 5, p. 435-440, . (04/02969-0)