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Sindrome de down: avaliacao das habilidades comunicativas em criancas de zero a tres anos.

Processo: 04/13040-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Elisa Pinhata Iemma
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Down   Desenvolvimento   Avaliação da linguagem   Desenvolvimento da linguagem   Comunicação   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Da Linguagem | Comunicacao | Desenvolvimento | Desenvolvimento Da Linguagem | Linguagem | Sindrome De Down

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar as habilidades comunicativas de crianças com Síndrome de Down. Serão participantes no mínimo 20 crianças de ambos os sexos e faixa etária de zero a trinta e seis meses para o grupo experimental (no mínimo 5 crianças para cada faixa etária) que apresentam Síndrome de Down e o grupo controle será composto por no mínimo 20 crianças não portadoras da Síndrome de Down, pareados quanto ao sexo e idade, subdivididas em subgrupos por idade. As crianças, após o consentimento dos pais se submeterão a uma avaliação do comportamento comunicativo por meio da aplicação do Inventário Operacionalizado Portage e avaliação clínica da comunicação oral. Os pais responderão um protocolo de anamnese contendo informações do desenvolvimento de seus filhos. A análise estatística dos dados obedecerá aos critérios previstos da escala (critérios propostos por Willians e Aiello,2001) e testes estatísticos Kruskal-Wallis e Miller, O teste Kruskal-Wallis (SIEGEL, 1985) é indicado quando se comparam três ou mais conjuntos de informações com nível de mensuração e as amostras são independentes. O teste Miller será usado para a correlação entre grupo. (AU)

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