Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de tecnicas de melhoria das caracteristicas organolepticas do camarao de agua doce macrobrachium rosenbergii (crustacea, decapoda). i. cura.

Processo: 97/02890-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vera Lucia Lobão
Beneficiário:Geni Rodrigues Sampaio
Instituição Sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cura | M.Rosenbergii | Processamento De Pescado | Tecnologia De Alimentos

Resumo

O sabor, insípido e a textura frágil são os principais fatores que dificultam a comercialização do camarão de água doce M. rosenbergii. Assim, o presente projeto inserido em um programa que objetiva estudar os principais componentes responsáveis pelas características organolépticas (cor, aroma, sabor e textura) de sua carne, bem como os mecanismos que possibilitam sua intensificação. Para tanto, serão utilizados exemplares adultos de M. rosenbergii, provenientes da Estação Experimental de Piscicultura de Pindamonhangaba do Inst. Pesca, com tamanho comercial (25 a 30g). Lotes de 10 animais serão submetidos a cura, por imersão em salmoura a 5ºC, em 10 diferentes formulações, por um período de 24 hs e pesados, a cada 3 hs, para determinação da variação de peso durante o processo e do período de otimização do ganho de peso. Em seguida, cada prova será submetida à análise sensorial de sais residuais da (Escala Hedônica) e econômica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)