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Expressao do corpo feminino negro na midia impressa brasileira.

Processo: 07/01471-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Dagoberto José Fonseca
Beneficiário:Leandro José dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Mídia impressa   Identidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conjunto cor corpo | Corpo feminino | Identidade | Jornalismo de revista | Mídia impressa | Mulher negra | Identidade/Relações de Gênero/Corpo

Resumo

O desenvolvimento dos meios de comunicação impactou profundamente o processo de formação das identidades modificando expressivamente a relação dos indivíduos consigo mesmo e com os outros. Criando novas formas de interação, as instituições da mídia permitiram o surgimento de outras relações dos indivíduos com seus corpos, que são apresentados, hoje, como um poderoso mecanismo de inclusão e exclusão social, pois é padronizado pelo organismo coletivo. Assim, é notável perceber que a corporeidade feminina configurou-se numa arena importante nos textos culturais publicitários que a utiliza como ferramenta a serviço do mercado. Nesse sentido, a compreensão de como a imagem feminina é utilizada pela mídia torna-se essencial. Elegemos o corpo feminino negro como objeto de nossas análises. Verificaremos como os artigos da mídia impressa brasileira apresentam e dão significado ao feminino negro servindo-se da iconografia de seus corpos. Analisaremos as representações simbólicas de mulheres negras em reportagens jornalísticas das revistas Época e Raça Brasil publicados durante o biênio 2005-2006. Seguiremos a linha de reflexão metodológica que nos possibilite compreender e interpretar as formas simbólicas veiculadas nas revistas sem desconsiderar os contextos nos quais essas informações são produzidas, transmitidas e recebidas pelos indivíduos. Utilizaremos a metodologia da “Hermenêutica de Profundidade” desenvolvida por John Thompson e a semântica argumentativa de Oswald Ducrot com o intuito de extrair os sentidos e significados das formas simbólicas veiculadas na mídia, interpretando-as de forma crítica e sem deixar de considerar os contextos nos quais são escritas.

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