Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação do turismo na região de Ribeirão Preto através dos canais de distribuição

Processo: 06/02600-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Guilherme Lohmann Palhares
Beneficiário:Luiz Felipe Porto Rios
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Oferta turística   Marketing   Canais de distribuição   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Marketing | Turismo | Canais de Distribuição em Turismo

Resumo

Apesar da importância cada vez maior dos canais de distribuição para o turismo, não há registro de estudos que analisem de forma sistemática a estrutura dos canais de distribuição nos destinos turísticos brasileiros. Este projeto visa estudar com este enfoque os canais de distribuição em turismo na região de Ribeirão Preto (SP). Para tal considerar-se-ão os principais segmentos do turismo na área de estudo, a saber: feiras e eventos de agronegócios; convenções e congressos na área médica; e turismo rural, incluindo eco-turismo e turismo de aventura. A metodologia empregada neste projeto envolverá os vários membros participantes dos canais de distribuição: a demanda (turistas) e a oferta (agentes de viagens, operadores turísticos, empresas turísticas e de transportes, órgãos governamentais). Para a demanda estimam-se empregar 2.250 questionários. Para a oferta 40 entrevistas serão utilizadas. Espera-se que os resultados desta pesquisa estabeleçam uma estrutura analítica detalhada dos canais de distribuição na área de estudo, identifique os fatores que influenciam o comportamento, as motivações e os relacionamentos dos integrantes dos canais de distribuição, avalie o grau de extensão nos quais as diferentes estruturas, práticas e relacionamentos do canal de distribuição impactam no crescimento do turismo, além de recomendar práticas de gerenciamento para os canais de distribuição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)