Busca avançada
Ano de início
Entree

Achados audiológicos em policiais militares: avaliação audiológica básica e emissões otoacústicas produto de distorção

Processo: 08/10903-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Heraldo Lorena Guida
Beneficiário:Ariane Laís de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audição   Perda auditiva induzida por ruído   Emissões otoacústicas   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissões Otoacústicas Produto de Distorção | militares | perda auditiva induzida por ruído | Audiologia

Resumo

Atualmente em todas as atuações ocupacionais o ruído está presente, sendo a poluição mais difundida na sociedade moderna. A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) acomete os trabalhadores uma vez que se desenvolve (desenvolve-se) com a exposição sistemática e prolongada ao ruído constante ou intermitente, a doença caracteriza-se por ser irreversível. Uma população que sofre não só com o ruído ocupacional, mas também com o ruído de impacto são os policiais militares, podendo ser classificados como população de risco para desenvolver a perda auditiva. A fim de verificar as reais condições da cóclea desses indivíduos, além da avaliação audiológica básica, será realizado o exame de Emissões Otoacústicas Produto de Distorção, que já vem sendo descrito na literatura como um meio objetivo de avaliação e mais sensível as reais condições cocleares. O objetivo do presente estudo será pesquisar o perfil audiológico dos policiais militares da região de Marília e verificar se os achados audiológicos são compatíveis com os resultados obtidos por meio das emissões otoacústicas produto de distorção. Serão analisados os prontuários de 50 militares, atendidos no ano de 2008, afim de verificar os dados obtidos por meio de anamnese audiológica, audiometria tonal limiar, logoaudiometria, imitanciometria e emissões otoacústicas produto de distorção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIDA, HERALDO LORENA; DE SOUSA, ARIANE LAIS; VIEIRA CARDOSO, ANA CLAUDIA. Relationship between the findings of pure-tone audiometry and otoacoustic emission tests on military police personnel. INTERNATIONAL ARCHIVES OF OTORHINOLARYNGOLOGY, v. 16, n. 1, p. 7-pg., . (08/50720-1, 08/10903-0)