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Conhecendo a rede de relacoes da crianca abrigada: um estudo exploratorio.

Processo: 08/51153-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Nivea Passos Maehara
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adoção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abrigamento | Acolhimento Familiar | Adocao | Contexto De Desenvolvimento I | Interacao De Criancas | Medidas De Protecao

Resumo

Partindo da concepção sócio-interacionista, o desenvolvimento humano se dá na relação com o outro, assim como por meio dela. A criança, desde seu nascimento, está imersa em uma complexa rede social, podendo estabelecer vínculos afetivos com várias pessoas. Essas idéias são importantes no estudo de crianças que tiveram mudanças ou rupturas nos seus relacionamentos. De maneira geral, a literatura aponta efeitos negativos de um longo período de institucionalização, por ser uma situação que não favorece o estabelecimento de vínculos afetivos, além de normalmente haver baixa razão de cuidador por criança, o relacionamento ser pouco individualizado, faltar planejamento pedagógico e serem frágeis as redes de apoio social e afetivo oferecidos. Todavia, outros autores mostram que nem sempre a criança que cresce em situações desfavoráveis terá uma vida infeliz. A criança pode construir outros relacionamentos íntimos quando encontra figuras de referências novas ou perde outros significativos. Tendo como base a perspectiva da Rede de Significações, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a rede de relações de crianças em situação de abrigamento, buscando identificar quem são as figuras de referência para ela, em que funções elas são procuradas e se há uma procura preferencial por crianças ou adultos. Pretende-se entrevistar doze crianças, com idades entre sete e doze anos, em um abrigo da cidade de Ribeirão Preto (SP). Os dados coletados serão tabulados em uma adaptação da Matriz da Rede Social, proposta por Lewis (2005). Como resultado desse estudo exploratório, espera-se conhecer a rede de relações da criança em situação de abrigamento, conhecimento esse que poderá contribuir para se repensar o abrigo como um ambiente que possa oferecer melhores condições para o estabelecimento e manutenção de relações afetivas que promovam o desenvolvimento da criança. (AU)

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