Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da resistencia mecanica do conjunto dente, pino de fibra e reconstrucao coronaria para diferentes alturas de remanescente dental.

Processo: 05/60701-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bottino
Beneficiário:Heleno Rosa de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à fratura   Ciclagem mecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclagem Mecanica | Pinos De Fibra | Remanescente Dental | Resistencia A Fratura

Resumo

A proposta deste estudo é avaliar o efeito da ciclagem mecânica sobre a resistência à fratura do conjunto pino de fibra e reconstrução coronária, utilizando se diferentes alturas de remanescente dental. Serão utilizados trinta incisivos inferiores bovinos. A coroa dental será removida a 22mm do ápice e os canais radiculares preparados com fresas #2 do sistema de pinos D.T. Light-Post (Bisco Inc) (CT-18mm). Os dentes serão levados em torno mecânico para realização de preparo para coroa total com dimensões de 6mm de altura e 4mm de diâmetro. Em seguida, serão confeccionadas 30 capas em acetato (1mm) em unidade termo plastificadora. Para a divisão dos grupos segundo a quantidade de remanescente coronário os dentes já preparados, serão cortados conforme segue: G1: Secção dos dentes 2mm acima do termino do preparo; G2: Secção dos dentes 4mm acima do termino do preparo; G3: Dentes seccionados na altura do preparo. Os pinos serão cimentados com cimento resinoso Duolink (Bisco) e os dentes tratados com sistema adesivo All-Bond 2. Serão realizados 100.000 ciclos mecânicos com angulação de 45°, carga de 37,5N a uma freqüência de 2Hz e os espécimes que sobreviverem ao ensaio mecânico serão submetidos à carga estática compressiva em máquina de ensaio universal (EMIC), a uma velocidade de 1 mm/min. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA, 1 fator) e teste de comparação múltipla de Tukey. O nível de significância adotado será o valor convencional de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)