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Análise da interação entre crianças com necessidades educacionais especiais e seus pares em creches inclusivas

Processo: 03/10794-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Maria Clara de Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Creches   Interação social   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creches | Criancas Pequenas | Inclusao | Interacao | Videogravacao

Resumo

O número de matrículas de alunos com alguma necessidade especial em classes comuns aumentou em 2003, 30,6% em relação ao ano anterior. No mesmo período as matrículas em creches em todo o país cresceu 7,3%. Esses dados evidenciam a importância de se promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em creches, seja porque elas na atualidade se constituem na porta de entrada para o sistema educacional para muitas crianças, seja porque a creche comum pode ser a única forma de atendimento em muitos municípios, ou ainda devido a importância da antecipação da educação precoce para maximizar as oportunidades de desenvolvimento para essas crianças. O presente estudo é parte de um projeto maior, iniciado no ano 2001, que tem como objetivo produzir conhecimento para colaborar com a construção de um sistema de creches inclusivas no âmbito do sistema municipal de educação de São Carlos. O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a situação das crianças com necessidades educacionais especiais, identificadas pelos educadores, dentro das suas turmas, considerando a interação criança-criança, a ser investigada através de filmagens na situação natural. Esperamos que o presente estudo contribua para produzir conhecimento científico para subsidiar a política de inclusão escolar no âmbito do município; e para estudar estratégias para a implantação gradual, planejada e sistemática de educação inclusiva. (AU)

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