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Piratininga, entrada da alta paulista: o projeto de um entreposto comercial e ferroviario no interior paulista, 1905-1908

Processo: 09/53908-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cristina de Campos
Beneficiário:Elisa Haddad de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades novas   Centro-Oeste paulista   História da urbanização   Ferrovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Novas | Expansao Cafeeira | Ferrovias | Frente Pioneira | Historia Da Urbanizacao | Oeste Paulista

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de urbanização da cidade de Piratininga, município próximo de Bauru e que, segundo o censo de 2007 do IBGE, possui uma população de 11.287 habitantes. Essa localidade é de interesse de estudo pelo fato de ela ter sido, em 1905, projetada para ser o entreposto comercial da linha tronco oeste, de uso exclusivo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A importância como entreposto comercial pretendida por esta empresa ferroviária seria equivalente à de como Bauru é hoje. A autoria de seu traçado urbano é atribuída a Adolpho Augusto Pinto, engenheiro-chefe da Companhia Paulista. Contudo, no ano de 1908, a mesma companhia ferroviária recebe a concessão que a autoriza a construir um ramal entre as cidades de Pederneiras e Bauru. Com esse novo ramal, o trecho de Piratininga perde significativa importância, pois todo o fluxo comercial e as instalações dos armazéns da estrada de ferro são transferidos para Bauru. Tal manobra fez com que o almejado entreposto comercial idealizado por Adolpho Pinto não se concretizasse, levando a cidade à decadência. Economicamente dependente do município de Bauru, hoje Piratininga é uma cidade-dormitório. Dessa forma, pretende-se estudar os motivos que levaram a Companhia Paulista a construir Piratininga e desvendar as causas pelas quais fracassou como entreposto comercial do tronco oeste dessa importante e significativa companhia ferroviária. (AU)

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