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Plantas tóxicas do município de Cananéia, SP: um enfoque etnobotânico

Processo: 08/57189-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Christina de Mello Amorozo
Beneficiário:Juliana Rodrigues Larrosa Oler
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Etnobotânica   Plantas tóxicas   Conhecimento tradicional   Cananéia (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cananeia | Etnobotanica | Plantas Toxicas

Resumo

Dentre as muitas áreas no Brasil nas quais comunidades locais desenvolvem conhecimento refinado sobre o ambiente onde habitam está o município de Cananéia, localizado no litoral sul de São Paulo. Cananéia apresenta uma história de vida humana muito antiga, sendo que atualmente o município conta com aproximadamente 12000 habitantes que sobrevivem basicamente do turismo e da pesca. Considerando a importância do conhecimento sobre a toxicidade das plantas este trabalho tem por intuito realizar um estudo etnobotânico com os moradores, sendo o foco da pesquisa o conhecimento dos moradores sobre as plantas tóxicas encontradas no local. Para amostragem, após viagem de campo preliminar para aproximação e reconhecimento da área, o município foi dividido segundo a intensidade de antropização em dois núcleos populacionais distintos, sendo: (A) Zona insular do município, mais antropizada e (B) zona continental, menos antropizada. Com o intuito de comparar o conhecimento das áreas serão coletados dados (sociais e sobre as plantas) com os moradores através do método da "bola de neve" usando entrevistas semi-estruturadas. As espécies vegetais citadas serão coletadas e herborizadas para posterior identificação. Análises quantitativas e qualitativas serão realizadas com objetivo de estabelecer relações entre idade/gênero dos moradores e diversidade de espécies conhecida, formas de transmissão do conhecimento, diferenciações entre o conhecimento nas diferentes áreas, e elaboração do ranking das plantas mais citadas. (AU)

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