Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnostico sobre a situacao das hortas comunitarias e escolares cultivadas em terrenos cedidos pela prefeitura na cidade de rio claro - sp.

Processo: 06/51622-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Christina de Mello Amorozo
Beneficiário:Marina Koketsu Leme
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura Urbana | Hortas Comunitarias

Resumo

Pode-se definir agricultura urbana (AU) como realização de atividades agrícolas, assim como manutenção de animais de criação, em áreas construídas e/ou peri-urbanas, onde estão disponíveis espaços abertos. De acordo com a maioria das pesquisas, nota-se que muitas das pessoas que praticam AU são de baixa renda, estando localizadas na periferia das grandes cidades. Com o aumento da urbanização, do desemprego, piora na situação econômica da população urbana, elevação nos preços dos alimentos e desvalorização dos salários, a AU aparece como uma importante estratégia de sobrevivência que essas pessoas utilizam para contornar as privações de suas necessidades básicas. O presente trabalho tem como objetivo analisar a situação atual das hortas comunitárias e escolares cultivadas em terrenos cedidos pela prefeitura no município de Rio Claro/SP a fim de contribuir para uma melhor adequação do planejamento municipal com relação à agricultura urbana. A partir do cadastro da prefeitura, será feito um levantamento das hortas. Entrevistas semi-estruturadas e questionários, contemplarão perguntas que levantem informações sobre o agricultor e o cultivo. Com relação ao agricultor, os principais assuntos abordados serão sobre sua história de vida, perfil sócio-econômico e perspectivas quanto à AU. Tipo de destino da produção, rendimento, infra-estrutura e dificuldades encontradas estarão incluídos nas questões sobre o cultivo. Caso haja cultivo de plantas não comerciais ou não convencionais, o material botânico dessas plantas será coletado. Os dados serão analisados de forma qualitativa e quantitativa, empregando testes estatísticos não paramétricos quando for o caso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)