Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensinando crianças a encaixar peças: o efeito do comportamento verbal modelado e instruído

Processo: 02/12012-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Regina Cavalcante
Beneficiário:Mariana Pinotti Carrara
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Comportamento verbal   Análise experimental   Análise de desempenho   Análise e desempenho de tarefas   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Instrucional | Dizer E Fazer | Modelagem X Instrucao | Regras E Contigencias

Resumo

Para o Behavioriamo Radical a aprendizagem se dá através das conseqüências diretas do comportamento ou através de regras ou instruções. As pesquisas desenvolvidas no contexto da Análise Experimental do Comportamento que investigam efeitos de regras sobre o comportamento dos indivíduos mostram que o comportamento verbal modelado gera efeitos diferentes dos produzidos pelo comportamento verbal instruído. Este estudo investigará os efeitos de comportamento verbal modelado e instruído sobre o comportamento de crianças de 8 a 9 anos, de encaixar peças nos furos de um tabuleiro. Para a consecução deste objetivo, as crianças serão divididas em dois grupos: para o Grupo I, a descrição da tarefa a ser realizada será modelada e para o Grupo II a descrição será instruída. Os resultados permitirão a análise dos efeitos do comportamento verbal sobre o desempenho de crianças em uma tarefa semelhante àquelas desenvolvidas no cotidiano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)