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Avaliacao da absorcao de asfalto por agregados minerais utilizados em obras viarias no estado de sao paulo.

Processo: 04/03828-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:José Leomar Fernandes Júnior
Beneficiário:Elisa Picchi Adelino
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pavimentação asfáltica   Misturas asfálticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Absorcao De Asfalto | Agregados Minerais | Metodo Superpave | Metodos De Dosagem | Misturas Asfalticas | Pavimentacao Asfaltica

Resumo

Os agregados minerais constituem cerca de 95% do peso das misturas asfálticas, tendo assim uma importante influência nas propriedades e no desempenho dos pavimentos flexíveis. A absorção de asfalto pelos agregados é um fator importante na dosagem de misturas asfálticas, pois influencia diretamente o cálculo de parâmetros usados como critério de projeto, tais como volume de vazios (Vv), vazios do agregado mineral (VAM) e relação betume vazios (RBV). O cálculo incorreto desses parâmetros pode levar a perdas de durabilidade ou estabilidade das misturas. A absorção de asfalto possui características importantes, tais como tempo-dependência e absorção seletiva. Devido à complexidade das características de absorção, há a necessidade de um melhor entendimento dos seus princípios fundamentais de modo que seja possível a previsão da absorção no campo, ao longo do tempo, com base nos experimentos de laboratório. Através desta pesquisa laboratorial, pretende-se avaliar as características de absorção de agregados de basalto e gabro, utilizados em obras viárias no Estado de São Paulo e que têm sido objeto de estudo em nível de mestrado e de doutorado no Departamento de Transportes da EESC, em função dos fatores: envelhecimento de curto prazo que ocorre em função do transporte, armazenamento e lançamento das misturas asfálticas, envelhecimento de longo prazo e teor de asfalto na mistura. Serão utilizados o Método Rice (ASTM D 2041) e o Método do Querosene, proposto por Castro Neto (1996). (AU)

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