Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da aplicacao da espectroscopia de infravermelho proximo na determinacao de composicoes quimicas de alimentos.

Processo: 99/00174-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio Marsaioli Junior
Beneficiário:Renata Yumi Kasahara
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrografia   Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho   Validação   Calibração

Resumo

O trabalho envolve o estudo e o desenvolvimento do método de múltiplas análises (NIRS) em alimentos baseado na interpretação espectrográfica da absorbância dos materiais quando submetidos à radiação na frequência do infravermelho próximo. O NIRS permitirá uma significativa redução no tempo de análise quando comparado com os métodos convencionais. Tais métodos convencionais serão utilizados neste projeto não só para a comparação dos dados obtidos pelas análises mas também para à calibração da própria aparelhagem do NIRS. Esse método de análise será de extrema utilidade para o Laboratório de Microondas, local onde está inserido o aparelho, tendo em vista a rapidez com que as microondas atuam nos alimentos e a conseqüente necessidade de um método ágil de análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: