Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos de antioxidantes e das celulas do cumulos sobre a maturacao oocitaria, fecundacao e desenvolvimento embrionario bovino in vitro.

Processo: 04/11249-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Gisele Zoccal Mingoti
Beneficiário:Fernanda Patricia Gottardi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Maturação in vitro   Células do cumulus   Antioxidantes   Bovinos   Embrião   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | Bovino | Celulas Do Cumulus | Embriao | Maturacao In Vitro | Oocito

Resumo

Nos sistemas de produção in vitro (PIV) de embriões de bovinos, as etapas desenvolvidas no laboratório incluem a maturação (MIV) e fecundação (FIV) dos oócitos e o subsequente cultivo (CIV) dos embriões até os estádios de mórula ou blastocisto. Em cada uma destas etapas, o cultivo é conduzido de maneira distinta, envolvendo diferentes meios, diferentes suplementos ou diferentes atmosferas gasosas. Recentemente tem-se dado atenção crescente aos efeitos deletérios dos radicais livres sobre os oócitos e embriões de mamíferos cultivados in vitro. Já foi demonstrado que os radicais livres induzem disfunção mitocondrial, danos ao DNA, RNA e proteínas, bem como inibição da fusão espermatozóide-oócito. Recentemente tem-se dado crescente atenção ao papel da glutationa (GSH) na redução dos radicais livres, a qual exerce portanto um papel de proteção celular. Na maturação in vitro, a síntese de GSH pode ser estimulada por antioxidantes, e já foi demonstrado que as células do cumulus exercem importante papel na síntese de GSH intracelular. Face ao exposto, estamos propondo avaliar os efeitos da suplementação do meio de maturação in vitro com antioxidantes, na presença ou ausência das células do cumulus, para que possamos melhor compreender as necessidades e funções metabólicas e/ou fisiológicas do oócito durante o cultivo de maturação. Baseado nestas necessidades, poderemos posteriormente definir um sistema de cultivo que aumente a produção in vitro de embriões bovinos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)