Busca avançada
Ano de início
Entree

Pirandello na linguagem da cena O personagem no processo criativo do ator um estudo para análise da dramaturgia pirandelliana a partir da cena

Processo: 08/04031-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Neyde de Castro Veneziano Monteiro
Beneficiário:Martha de Mello Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia | Luigi Pirandello | Personagem dramática | Processo criativo do ator | Teatro do século XX | Teatro italiano | Teorias do espetáculo

Resumo

Partindo das investigações de Claudio Meldolesi e Andréa Bisicchia, se propõe uma nova perspectiva para os estudos pirandellianos: estudar sua dramaturgia a partir das encenações e dos resultados alcançados pelos seus intérpretes. O projeto de Pós-Doutorado apresentado contribui para os estudos teóricos e para a práxis teatral demonstrando que o aparato, que se encontra por trás de determinadas encenações, possui o mesmo valor científico das análises tradicionais textuais, ampliando o campo de estudo e da pesquisa dramatúrgica/teatral para além dos cânones tradicionais. Confrontando os resultados obtidos por alguns dos principais intérpretes do teatro de Pirandello, e multiplicando este resultado através de laboratórios de pesquisa cênica, direcionados aos alunos do Programa de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, se articula um alargamento nos estudos pirandellianos, desenvolvendo uma perspectiva artística e estética nossa, brasileira, sobre o teatro de Pirandello. Através do acesso a uma bibliografia especializada, com supervisão da profa. Dra. Neyde de Castro Veneziano Monteiro, pretende-se aprofundar a pesquisa que iniciei há mais de sete anos acerca da dramaturgia pirandelliana, investigando mais detalhadamente os aspectos da linguagem cênica, dedicando atenção especial ao processo criativo do ator.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)