Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e proliferacao celular da epiderme das nadadeiras do leao-marinho-sul-americano (otaria flavescens, shaw, 1800).

Processo: 09/53234-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Francisco Javier Hernandez Blazquez
Beneficiário:Chuang Yu Ting
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pele   Pinípedes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leao Marinho Sul Americano | Otaria Flavescens | Pele | Pinipedes

Resumo

A espécie Otaria flavescens membro da Ordem Carnivora, é conhecida como leão-marinho-sul-americano. Este mamífero marinho é comumente visto no litoral sul brasileiro, não há indícios de colônias reprodutivas em nosso território, apenas migram em busca de regiões mais quentes para descansar. A espécie pertence ao grupo dos pinípedes, carnívoros com membros em forma de nadadeiras que vivem em ambiente aquático e terrestre. As nadadeiras servem tanto para o deslocamento em terra como no mar, são estruturas possivelmente envolvidas na termorregulação. Este projeto tem por objetivo descrever microscopicamente a pele das nadadeiras peitoral e caudal dos leões-marinhos, comparando várias regiões deste membro. A finalidade deste trabalho é avaliar a morfologia, espessura da epiderme e o índice de proliferação celular epitelial, tanto na face ventral como na face dorsal. Os fragmentos colhidos de várias regiões das nadadeiras serão submetidos ao processamento histológico e imuno-histoquímico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)