Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeografia historica e padroes de diversificacao no neotropico: estudos de filogenia molecular e filogeografia em alguns grupos de aves florestais.

Processo: 04/05834-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Cristina Yumi Miyaki
Beneficiário:Camila Cherem Ribas
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/10018-2 - Estudo da estrutura populacional e relações filogenéticas de aves, AP.TEM
Assunto(s):Passeriformes   Psittacidae   Diversificação   DNA mitocondrial   Biogeografia   Sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia | Diversificacao | Dna Mitocondrial | Passeriformes | Psitacideos | Sistematica

Resumo

Várias hipóteses foram propostas para explicar os processos de diversificação que originaram a alta diversidade encontrada hoje nas florestas Neotropicais, mas nenhuma é exclusivamente aceita. A melhor maneira de esclarecer a origem dos padrões atuais de diversidade e endemismo é a comparação de estudos filogenéticos e filogeográficos de espécies e populações que habitam essas florestas. A utilização de seqüências de DNA em análises filogenéticas e filogeográficas tem sido uma poderosa fonte de informações para estudos biogeográficos. Apesar disso, uma revisão dos trabalhos já realizados e uma discussão conjunta levando em conta as hipóteses propostas e os dados geológicos disponíveis ainda não foi realizada. No presente projeto pretende-se realizar estudos filogenéticos e filogeográficos em dois gêneros de Aves com representantes nas florestas Amazônica e outra Atlântica. Com isso pretende-se compreender melhor os processos de diversificação e caracterizar as relações faunísticas entre as duas florestas, com ênfase em uma melhor compreensão da diversidade Atlântica, que é altamente ameaçada e pouco estudada. Além disso pretende-se realizar uma revisão geral dos estudos filogenéticos e filogeográficos de táxons florestais Neotropicais para tentar sintetizar o que esses estudos revelam sobre a história biogeográfica do Neotrópico até o presente momento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)