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A profilaxia de Jeca Tatu: um estudo sobre as relações entre o darwinismo social e a construção da nacionalidade brasileira no século XX

Processo: 06/57778-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Richard Miskolci Escudeiro
Beneficiário:Talita Cristina Pimentel
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Personagens   Sexualidade   Nacionalidade   Eugenia (ciências humanas)   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degeneracao | Eugenia | Jeca Tatu | Nacionalidade | Raca | Sexualidade

Resumo

O objetivo deste projeto é empreender uma análise histórica sobre o personagem criado por Monteiro Lobato como símbolo da identidade brasileira no começo do século XX: Jeca Tatu. Jeca é produto de teorias darwinista-sociais em sua corrente eugênica e faz parte de um contexto cultural e social em que a nacionalidade era a principal preocupação de nossos intelectuais (Stepan, 2005; Herschmann, 1996). O processo de aburguesamento pelo qual passou a sociedade brasileira após a Abolição e a proclamação da República tinha como eixo regulador a sexualidade, pois era por meio dela que se dava a conexão entre o micro (individuo, família) e o macro (a nação). A visão dominante era a de que a nacionalidade brasileira era ameaçada pela degeneração (Borges, 2005) e que intervenções eram necessárias e justificadas para a construção de uma coletividade saudável. O personagem de Lobato une em si vários temores da época sobre o cidadão nacional, compreendido de forma racializada e, por trás disso, também sexualizada. Este projeto propõe explorar as fontes do autor e o contexto social e intelectual que permitiu a ele fazer um homem mestiço preguiçoso e doente um emblema do brasileiro. O objetivo é elucidar os critérios e pressupostos (não - expressos) nesta construção literária que se relacionava diretamente com práticas e discursos normalizadores das primeiras décadas do século XX em nosso país. (AU)

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