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A MATEMÁTICA E SEU CONTEXTO CULTURAL: desenvolvimento de atividades junto à Marcenaria do Assentamento Rural Pirutuba II- em Itapeva-SP (Segunda Fase)

Processo: 10/05424-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Ricardo Kucinskas
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Etnomatemática   Economia solidária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Solidária | Educação Matemática Crítica | Ensino Contextualizado | ensino e aprendizagem | Etnomatemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto focaliza a Educação Matemática, no contexto da Educação em Economia Solidária, enquanto possibilidade de ensino e aprendizagem desta ciência de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas inerentes a implementação de empreendimentos econômicos solidários (EES). Nesta proposta objetivamos dar continuidade a uma atuação que vem sendo efetuada junto à Madeirarte (Marcenaria Coletiva do Assentamento Rural Pirutuba II- em Itapeva-SP). Particularmente referente a este EES, busca-se levantar situações em que a matemática é utilizada pelo grupo e analisar possibilidades de intervenções visando sanar as dificuldades com a matemática deste grupo e, portanto colaborar com a emancipação para autogestão deste empreendimento. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se enquadra na metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2000), onde integrantes da marcenaria e pesquisadores atuam de modo cooperativo em uma realidade social específica, com a finalidade de promover mudanças no contexto social. Nesta nova fase do projeto (proposta de continuação) pretendemos: estudar e analisar as situações levantadas na etapa anterior, bem como a proposta de atividades para ajudar a nortear estratégias a serem utilizadas no processo educativo; construir um fluxograma de cadeia produtiva para identificar as situações matemáticas utilizadas nas etapas de produção (fabricação dos produtos de madeira); dar continuidade às intervenções (ou seja ao processo de educação continuada), porém agora de uma forma mais direcionada, visto que na etapa anterior conseguimos levantar diversas situações em que a matemática é utilizada e as dificuldades do grupo no trato com conceitos matemáticos necessários no desenvolvimento de suas atividades. Esse processo de Educação Continuada se dará por meio do "aprender em serviço", ou seja, da forma mais natural possível e inerente às atividades realizadas pelo grupo, considerando os recursos e as limitações existentes.

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TÁBUA QUADRICULADA GEOPLANAR BR1020130068101 - Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Renata Cristina G. Meneghetti ; Tiago dos Santos Junior ; Ricardo Kucinskas - 25 de março de 2013