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Satisfacao do paciente apos tratamento periodontal.

Processo: 03/06120-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Lorena Brito de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento periodontal   Satisfação do paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Periodontia | Satisfacao Do Paciente | Tratamento Periodontal

Resumo

A satisfação do paciente em Odontologia é pouco estudada, embora possa ter influência decisiva no sucesso do profissional e do tratamento implementado. Usualmente, o cirurgião-dentista determina o que é desejável para as necessidades terapêuticas do paciente com base em seu conhecimento técnico-científico dos desvios da normalidade d sistema estomatognático, no entanto a satisfação dos anseios do paciente deveria ser, na medida do tecnicamente possível e aceitável dentro de uma conduta de boa prática clínica, um dos fatores mais importantes a orientar sua conduta. O conhecimento do nível de satisfação do paciente e os fatores relacionados é especialmente importante em Periodontia, já que a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso a longo prazo do tratamento. O objetivo do trabalho será avaliar o nível de satisfação de pacientes submetidos à tratamento periodontal em dois ambientes distintos: ambulatório de Faculdade e consultórios particulares. Para isso, será aplicado um questionário a 350 pacientes e o nível de satisfação percebido pelos pacientes avaliado por escala visual analógica será relacionado a variáveis sócio-demográficas (escolaridade, gênero, faixa etária, grau de instrução, etc.), motivo da consulta, experiência de dor durante o tratamento e duração do tratamento, entre outros. A contribuição relativa destes fatores ao nível de satisfação dos pacientes será avaliada por meio de modelo de regressão logística múltipla. (AU)

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