Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflexao sobre a realidade dos alunos de uma escola publica: aspectos referentes ao autodirecionamento.

Processo: 01/06860-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Beneficiário:Richardson Leandro Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Autonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomia | Avaliacao Formativa

Resumo

Esta pesquisa se desenvolverá no contexto de um projeto de parceria que envolve uma escola pública (de cerca de 1500 alunos e 60 professores) e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, cujo objetivo é transformar a prática de sala de aula através da reflexão sobre avaliação formativa. Literatura recente tem considerado as necessidades de afiliação (aceitação no meio social), competência e autonomia como básicas para a vida social do ser humano. Se o contexto social fornecer desafios apropriados, feedback adequado e oportunidades de envolvimento pessoal, a probabilidade de estas necessidades básica serem atendidas aumenta. Por outro lado, é importante que os estudantes sejam conduzidos assumir responsabilidade pessoal diante do conhecimento científico e tecnológico. A participação neste projeto possibilitará ao futuro engenheiro vivenciar problemas da realidade social e local bem como praticar reflexão na ação, o que contribuirá para o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional reflexivo, criativo e aberto para os problemas sociais. O objetivo desta iniciação científica é investigar um aspecto da avaliação formativa no ambiente escolar: a percepção por parte dos alunos da escola, de aspectos referentes ao autodirecionamento. O bolsista estará particularmente em recolher informações relativamente ao posicionamento dos alunos frente a possibilidades de escolha e tomada de decisão nas várias situações da vida escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)