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O espaço físico da escola e a produção de condições facilitadoras para o ensino e a aprendizagem

Processo: 99/03386-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Bara Zanotto
Beneficiário:Carolina Barbosa Pires Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção espacial   Sala ambiente   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Aprendizagem | Espaco Fisico | Percepcao | Sala-Ambiente

Resumo

Este projeto tem como pressuposto a importância de se estudar o espaço físico visando torná-lo uma condição que favoreça a construção de comportamentos almejados. Tal preocupação se expressa pela recente implantação, nas escolas da rede estadual, das salas-ambiente. O objetivo deste projeto consiste, portanto, em constatar se o espaço físico das salas-ambiente está sendo percebido pelos alunos como um local para o ensino e a aprendizagem, pois salas de aula adequadamente estruturadas é uma condição facilitadora para o ensino e a aprendizagem. Como metodologia básica, os alunos serão orientados a tirarem fotografias de aspectos físicos das salas-ambiente, as quais serão posteriormente separadas em grupos - aspectos positivos e negativos - e comentadas pelos mesmos. (AU)

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