Busca avançada
Ano de início
Entree

Confiabilidade intra e interexaminadores nas medidas de amplitude de movimento do quadril com o goniometro universal e fotogrametria.

Processo: 09/54473-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amélia Pasqual Marques
Beneficiário:Juliana Naomi Oshima Marcolan
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quadril   Confiabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confiabilidade | Eletrogoniometro | Goniometro | Interexaminador | Intraexaminador | Quadril

Resumo

A mensuração da amplitude de movimento articular (ADM) é um procedimento bastante utilizado na pesquisa e na prática clínica da Fisioterapia, sendo de extrema importância na avaliação e verificação da eficácia do tratamento. Existem diversos aparelhos que proporcionam esta medida e o mais comumente utilizado é o goniômetro universal que possui grande confiabilidade para medida de grandes articulações como, por exemplo, o joelho, porém pode apresentar erros devido à falta de treino do terapeuta ou pelo mau posicionamento dos braços fixo e móvel do goniômetro. Outro instrumento que pode ser utilizado é o eletrogoniômetro, desenvolvido no intuito de obter valores de maior precisão especialmente quando se realizam pesquisas. A falta de estudos sobre a confiabilidade dos dois instrumentos na avaliação da amplitude de movimento da articulação do quadril levou-nos a propor esta pesquisa que tem por objetivo verificar a confiabilidade intra e inter examinadores das medidas de ADM de quadril com o uso de um eletrogoniômetro da marca Biometrics e do goniômetro universal, nos movimentos de flexão e abdução de quadril. A amostra constará em 40 indivíduos previamente selecionados, de maneira a obter uma amostra homogenea e cada sujeito terá suas medidas de flexão e abdução do quadril avaliadas através de um goniometro e um eletrogoniometro pelo examinador 1, seguida de pausa de 15 minutos para que o examinador 2 faça as mesmas medidas, permitindo a comparação inter-examinadores. Após sete dias, o indivíduo deverá retornar para que o examinador 1 refaça as medidas para a comparação intra-examinador. Os examinadores serão cegos e previamente treinados. Será considerado estatisticamente significante o valor de a ≤0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)