Busca avançada
Ano de início
Entree

Treino cognitivo em idosos com comprometimento cognitivo leve: impacto no desempenho funcional

Processo: 07/03241-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Paula Schimidt Brum
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Idosos   Cognição   Comprometimento cognitivo leve   Demência   Estudos de intervenção

Resumo

Sabe-se através da literatura internacional e nacional que o envelhecimento está associado a declínio em algumas funções cognitivas, entretanto, este fato não impede que a pessoa idosa encontre formas de compensar déficits. Estudos anteriores (Ball et al., 2002) documentaram que a pessoa idosa sem declínio cognitivo pode beneficiar-se com programas de treino. Mais recentemente, pesquisadores e clínicos que trabalham com a população idosa têm se preocupado com alterações cognitivas que podem sinalizar estágio pré-clínico de síndromes demenciais (comprometimento cognitivo leve). A eficácia de intervenções cognitivas junto a esta população ainda não foi testada. Pretende-se neste estudo avaliar a eficácia de treino cognitivo oferecido em 8 sessões para 60 pacientes idosos diagnosticados como portadores de comprometimento cognitivo leve por equipe multidisciplinar no Ambulatório de Psicogeriatria do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Este estudo avaliará o impacto desta intervenção no desempenho funcional dos participantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUM‚ P.S.; FORLENZA‚ O.V.; YASSUDA‚ M.S.. Cognitive training in older adults with Mild Cognitive Impairment. Neuropsychologia, v. 3, p. 124-131, . (07/03241-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.