Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da hipertensao e do envelhecimento sobre deposicao de colageno, estresse oxidativo e inflamacao no tecido cardiaco de ratos.

Processo: 06/50550-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Venturini Rossoni
Beneficiário:Raphael Augusto Fernandes Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Remodelação ventricular   Hipertensão   Apoptose   Colágeno   Mediadores da inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Colageno | Envelhecimento | Hipertensao Arterial | Mediadores Inflamatorios | Remodelamento Cardiaco

Resumo

A hipertensão arterial (HA) é uma patologia multifatorial que se caracteriza por apresentar valores elevados de pressão arterial (PA) associada a alterações estruturais e funcionais em alguns órgãos alvos como rins, cérebro, coração e vasos sangüíneos. No coração, o aumento da deposição de colágeno e o estresse oxidativo são relacionados com uma elevação dos níveis de interleucinas pró-inflamatórias, assim como com a ativação do fator de transcrição NF-kB. O envelhecimento, um processo fisiológico, pode ser correlacionado com a hipertensão, pois de acordo com muitos autores a hipertensão é um processo acelerado de envelhecimento. Tem se demonstrado também que esses dois processos podem cursar com um aumento de fatores pró-apoptóticos, os quais também estão relacionados com mediadores inflamatórios e estresse oxidativo. Existem poucos relatos na literatura associando a hipertensão ao envelhecimento, e um número ainda menor descrevendo as alterações cardíacas nessa situação. Assim sendo, os objetivos desse projeto são: avaliar nesses dois grandes tópicos, hipertensão e envelhecimento, as alterações na deposição de colágeno tipo I e III, o estresse oxidativo e alguns marcadores de inflamação e de apoptose no tecido cardíaco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)