Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso das linguagens visual e verbal na formação de conceitos

Processo: 04/13642-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Loriza Lacerda de Almeida
Beneficiário:Daniela de Cássia Gamonal Marcato
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Desenho animado   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Desenho Animado | Ideologia | Linguagem Verbal | Linguagem Visual

Resumo

O projeto tem por objetivo explorar o desenho animado Anastasia, produzido pela Warner Bros, que simula os últimos momentos da família real e o destino da princesa russa. Foi escolhido este objeto de estudo pela força histórica do período relatado no desenho, pois enquanto toda a Europa passava por uma febre iluminista, Nicolau II, czar russo, fazia parte do conservadorismo. (STEINBERG & KHRUSTALÓV, 1996). É interessante ressaltar que, no desenho, existe toda uma linguagem fictícia própria, mas é de suma importância compreender até que ponto a ficção instituída na animação pode alienar. De acordo com FILHO (2003), o suporte em que se apóia a linguagem visual favorece a comunicação, interpretação e articulação de todo um contexto. Por esta razão, torna-se essencial ter a percepção ampla do conteúdo da animação, entender de que forma foi contada a história da queda dos Romanov e como foram articuladas as linguagens verbal e visual para a criação desta "realidade construída". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)