Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito citotoxico da clorexidina sobre celulas pulpares indiferenciadas (od-21) e celulas odontoblastoides (mdpc-23) em cultura.

Processo: 03/12651-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Sabrina Garcia de Aquino
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Clorexidina   Citotoxicidade   Cultura de células   Teste de biocompatibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocompatibilidade | Celulas Pulpares | Citotoxicidade | Clorexidina | Cultura De Celulas

Resumo

Dentre várias funções que um material odontológico recomendado para capeamento pulpar direto ou indireto deve apresentar, está a manutenção de um meio asséptico e propício para que os odontoblastos ou células odontoblatóides possam secretar a matriz de dentina. Atualmente, a busca por agentes capeadores caminha para o emprego de moléculas bioativas sobre o tecido pulpar exposto. Estudos têm demonstrado a participação dessas moléculas na diferenciação, indução da síntese e secreção de dentina terciária por odontoblastos. Entretanto, como estas proteínas bioativas não apresentam propriedades antibacterianas, torna-se necessária a aplicação de agentes específicos para tal finalidade. A clorexidina é uma substância amplamente utilizada em diversos procedimentos odontológicos devido a seu grande potencial antimicrobiario, o que poderia vir a ser uma interessante alternativa para a lavagem de cavidades expostas anteriormente à aplicação das proteínas bioativas. Todavia, para ser adequadamente recomendada para lavagem de polpas expostas, uma solução deveria não apenas ser antibacteriana, mas também não causar danos teciduais por eventual efeito citotóxico de seus componentes. Assim, o objetivo da presente pesquisa será avaliar o efeito citotóxico de diferentes concentrações de clorexidina quando aplicadas sobre células pulpares indiferenciadas (OD-21) e odontoblastóides (MDPC-23) e também determinar se este possível efeito citotóxico é dose-dependente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO DE MENDONÇA‚ A.A.; CHAVES SOUZA‚ P.P.; HEBLING‚ J.; DE SOUZA COSTA‚ C.A.. Cytotoxic effects of hard-setting cements applied on the odontoblast cell line MDPC-23. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontology, v. 104, n. 4, p. e102-e108, . (03/12651-4)